Quer acessórios diferentes para sua festa? Clique aqui!

sábado, 14 de maio de 2011

Colcha de patchwork


Gente, fala sério, quem não gostaria de ter uma colcha maravilhosa destas em casa? Para as habilidosas e pacientes "patchworkeiras", segue aqui o passo a passo. Este é um daqueles projetinhos que tenho guardado para o futuro. Imagine este trabalho com fotos de pessoas queridas... eu amei!

Materiais utilizados:
• Tecido adamascado branco: 2,50 cm
• 12 tipos de tecido vermelho: 85 cm (cada estampa)
• Tecido estampado branco: 80 cm (para fotos)
• Tecido pelúcia branco: 5 m
• Tecido vermelho: 1 m (para viés)
• Linha de quilt, régua, cortador, base, entre outros materiais de costura
• Esquema no material de apoio

Modo de fazer:
Separe 12 fotos de sua preferência. Leve até uma gráfica rápida e faça a impressão das fotos, em preto e branco, sobre um tecido claro e no tamanho de 20 x 20 cm.

Separe 12 tons de tecidos vermelhos e, em cada foto, coloque uma borda de 10 cm. Para fazer a borda, costure tanto em cima quanto embaixo da foto uma peça de 10 x 20 cm. Para as laterais, emende uma peça de 10 x 40 cm em cada lado, conforme indica o esquema 1.

Corte 13 quadrados de 40 x 40 cm do tecido adamascado branco. Una os quadrados dos tecidos adamascados junto aos quadrados de tecidos com fotos, intercalando-os. Para facilitar, faça a montagem por fileiras. Veja o esquema 2.

Recorte 20 peças de 11,5 x 22 cm dos tecidos escolhidos. Una um pedaço ao outro em ordem aleatória, formando um retângulo com 20 pedacinhos. Repita todo processo para obter duas fileiras.

Com as duas fileiras prontas, junte-as em cada lado do patch central. Veja o esquema 3.

Agora, recorte 20 peças de 11,5 x 32 cm dos tecidos escolhidos. Una um pedaço ao outro em ordem aleatória, formando um retângulo com 20 pedacinhos. Repita todo processo para obter duas fileiras. Veja o esquema 4.

Corte 4 pedaços do tecido adamascado branco de 22 x 32cm e junte-os, um em cada ponta dos dois retângulos do passo anterior. Em seguida, costure estas duas peças com o quadrado principal. Veja o esquema 5.

Recorte duas peças de pelúcia branca com 2,5 x 1,5 m e costure uma com a outra, formando um retângulo de 3 x 2,5 m. Estique a peça, coloque o patchwork em cima, junte com alfinetes e quilt (nesse caso, usamos o quilt livre e o desenho trapunto). Por último, coloque o viés, fazendo o acabamento.

Um comentário:

  1. Este é meu sonho de consumo à alguns anos, você está fazendo??? Beijos

    ResponderExcluir