Quer acessórios diferentes para sua festa? Clique aqui!

sábado, 24 de setembro de 2011

O tal "bom gosto"

Ter bom gosto é algo abstrato de se definir. O que é belo aos olhos de um, é tenebroso aos olhos de outro. Acho que o que existe mesmo são gostos afins, ou seja, o que é belo aos meus olhos é belo aos seus, e não aos outros.
Gosto muito de assistir a programação do canal Discovery Home & Health. Dentre os programas, tem um que assisto sempre que posso - Casamentos Espetaculares.
Eles são espetaculares pelas cifras envolvidas, não necessariamente pelo bom gosto em questão. Tenho visto muitas noivas investindo algo em torno de US$50.000 (isso mesmo, cinquenta mil dólares!!) em seus casamentos, com coisas que muito mal gosto.
Só para você ter uma ideia, vou citar dois exemplos.
1) a noiva decidiu casar numa Fazenda. Até aqui tudo bem. Conversando com a cerimonialista (gente rica contrata cerimonialista, bem!) ela disse do seu desejo de entrar na Fazenda montada num cavalo. A cara da coitada da cerimonialista não foi das melhores. Mas, imagino que ela tenha pensado "pagando bem, que mal tem!". Bem, o fato é que, ao montar no cavalo vestida de branco, véu e grinalda, a grinalda enganchou no rabo do cavalo, e teve que ser retirada. A noiva entrou sem a grinalda. Outro fato que me chamou muito a atenção, pelo lado negativo, foi que, ao ir andando sobre o cavalo o vestido subia cada vez mais, e a noiva chegou próxima ao noivo com as coxas totalmente a mostra. Achei de uma deselegância impar!
2) a noiva delegou para a cerimonialista quase todas as decisões. Só decidiu escolher o vestido. O resto, ficou por conta da cerimonalista, que teve a brilhante ideia de sugerir que, ao sairem da Igreja os noivos fossem "achuvalhados" com penas de ganso, ao invés de arroz. Pior é que a noiva comprou esta ideia maluca. O programa mostrou a cerimonialista percorrendo todas as lojas da cidade em busca de penas de ganso (foram mais de 3.000). A cena foi bizarra. Era um tal de pena pra todo lado, os Srs. com pouco cabelo sairam com a careca cheia de penas... uma beleza!
Enfim, no mesmo canal tem um programa chamado "Chega de Breguice!". Acho que, você não precisa necessariamente de dinheiro. Precisa de bom gosto!!!! Beijos.


Como ter bom gosto?

Ter bom gosto é uma das características mais importantes em designers, programadores, administradores e similares. Ser capaz de separar o que é bom daquilo que é ruim. Qual dos milhares de possíveis pequenos detalhes são fundamentais para fazer o que quer que você esteja fazendo simplesmente dar certo?

O problema com o conceito do bom gosto é que ele não é efêmero. Em uma visão simplista do mundo definimos que algumas pessoas simplesmente tem e outros não. Se você teve a sorte de ter nascido com isso você será eternamente impressionante, caso contrário você será sempre um cara condenado a fazer besteiras. Isto é algo que eu não concordo.

Acho que bom gosto é principalmente sobre como desenvolver um olho critico para os pormenores que importam e é algo que absolutamente pode ser aprendido. A melhor maneira de aprender sobre quais detalhes realmente importam é examinar os detalhes dos grandes e dos não tão grandes trabalhos, contrastando e comparando-os.

É necessário determinação e dedicação para desenvolver um olho critico, para desenvolver o seu bom gosto, mas é algo absolutamente possível. Alguns podem ser predispostos, mas qualquer um que se esforce pode chegar lá. Então, o que você está esperando?

Este artigo é uma tradução/adaptação do texto escrito por David Heinemeier Hansson

Um comentário:

  1. Oi!! Assisti sua participação no Sabor e VIda fazendo as hortências e amei!! Parabéns muito sucesso e tudo de bom!! E sabe que adoro assitir o Discovery Home & Health, tem muita coisa legal, mas tb é preciso fazer uma seleção vez ou outra,né... beijos

    ResponderExcluir